O período da gestação é um momento mágico na vida da mulher. São inúmeras mudanças, emoções e muitas informações para assimilar. Principalmente se você está encarando a gravidez pela primeira vez, é normal estar cheia de dúvidas sobre o que esperar. Por isso, separamos alguns dos questionamentos mais comuns para que você entenda todas as fases as quais vai passar.
Mudanças hormonais
É muito comum, principalmente no início da gravidez, sentir os seios sensíveis, dores de cabeça, calor e os famosos enjoos. Seu corpo começa a passar por uma transformação para se tornar o ambiente ideal para o desenvolvimento de uma nova vida. Mas quais são esses hormônios e como eles afetam a vida da mulher?
- Progesterona: o aumento do nível deste hormônio acontece para preparar o útero para receber o óvulo. Ele é muito importante na fase inicial da gravidez, entretanto, a progesterona deixa a digestão mais lenta e é responsável pelos enjoos. Além disso, a progesterona é responsável pelo cansaço excessivo e pode deixar as gestantes irritadas e ansiosas.
- Estrogênio: esse hormônio tem a função de melhorar a dilatação dos vasos sanguíneos para acomodar o grande volume de sangue no corpo. Ele também é responsável pelo aumento dos seios, deixando-os mais doloridos e até mesmo com uma sensação de formigamento. O estrogênio também está ligado ao aumento da libido.
- PRL e HPL: A prolactina (PRL) e o hormônio lactogênico placentário (HPL) são liberados pela placenta e tem o objetivo de estimular a produção de leite materno. Eles começam a agir a partir do sexto mês de gravidez, o que pode fazer com que a grávida tenha alguns escapes de leite ainda durante a gestação. Especialistas afirmam que o aumento nos níveis de prolactina pode estar relacionado à diminuição da libido.
O aumento da barriga
Uma das principais mudanças no corpo da mulher é o aumento do útero. O órgão que costuma ter por volta de 6 cm pode chegar até 40 cm e se tornar o local ideal para o desenvolvimento do bebê. E conforme o útero vai crescendo, os órgãos da mulher vão se ajustando e se adaptam em novas posições.
Devido a essa compressão dos órgãos que diversas grávidas podem sentir falta de ar nos meses finais da gestação, já que seus pulmões e diafragma ficam apertados. Além disso, o corpo da mãe dará origem a um novo órgão: a placenta. Ela será responsável por levar os nutrientes e oxigênio para o bebê durante todo o período gestacional.
Seios
Outra grande mudança no corpo da mulher durante a gravidez são os seios. Inclusive, um dos primeiros sintomas que a futura mãe deve sentir durante a gestação é a sensibilidade nos seios logo nas semanas iniciais.
É comum que os seios aumentem até dois números até o final da gestação. Além disso,os mamilos podem ficar maiores e mais escuros, mas não se preocupe, isso ocorre devido aos níveis de estrogênio do corpo.
Constipação
É muito comum que o intestino das grávidas funcione mais lentamente e ocorra prisão de ventre desde o início da gestação. Neste período também é comum a retenção de líquido, acúmulo de gases e uma sensação de inchaço na barriga. Por isso, é importante não descuidar da alimentação durante a gravidez para facilitar as coisas para o seu corpo.
Azia
O desconforto estomacal costuma aparecer no meio da gravidez e pode piorar com o avanço para os meses finais, já que o estômago fica muito comprimido devido ao tamanho do útero e atrapalha a digestão.
Xixi
Devido à pressão do útero sobre a bexiga e o grande volume de sangue durante a gestação, é muito comum sentir vontade de fazer xixi durante todo o dia (e inclusive à noite também).
Coluna
As dores na coluna são muito comuns, pois com o aumento do peso da barriga, a postura da grávida se altera para evitar danos na lombar. Principalmente a partir do terceiro trimestre, a curvatura acima do bumbum fica bem mais acentuada e pode dar dor nas costas.