Muitos estudiosos consideram o estresse como “o mau do século XXI” e não é à toa. A nossa rotina frenética cheia de compromissos, responsabilidades e uma grande quantidade de tarefas a serem executadas em um curto período de tempo nos causam muita ansiedade.
O consumo excessivo de informações por meio das redes sociais e ultimamente, a pandemia influenciou diretamente em nosso estado mental. É comum sentir sintomas como cansaço constante, irritabilidade, insônia, palpitações e falta de ar. Todos eles são sinais comuns que o nosso corpo manifesta enquanto está sob grande pressão e estresse.
Sabemos que não é fácil lidar com tantas coisas acontecendo em nossa vida, mas você pode seguir algumas dicas para tentar diminuir os impactos na sua saúde que o estresse pode causar.
Organize-se
Ter uma grande quantidade de tarefas e pouco tempo para executá-las vai causar uma grande ansiedade e insegurança. Por isso, é muito importante tentar organizar seus horários e as prioridades do dia e da semana.
Entenda que você é uma única pessoa e que nem sempre é possível fazer tudo ao mesmo tempo. Separe as tarefas mais importantes e urgentes e as organize por ordem de prioridade. Siga esta lista e não inclua mais itens até não concluir as demais pendências.
Ao conseguir realizar as atividades programadas, não nos sentimos pressionados e tensos e conseguimos pensar com mais calma e evitar novos problemas por falta de atenção.
Meditação e técnicas de respiração
É muito comum que as pessoas associem a meditação à momentos específicos em que é necessário estar sentado em um tapete, com incensos acesos e músicas relaxantes. Mas este estereótipo está equivocado. É possível meditar em qualquer lugar e durante vários momentos do dia.
A meditação é uma técnica para treinar nossa mente para se concentrar no aqui e agora. Então, se você se encontra em uma situação estressante, tente separar alguns breves minutos para fechar os olhos, respirar fundo e tente diminuir sua frequência cardíaca. Pode parecer difícil no início, mas ao tentar diminuir aquele turbilhão de pensamentos na nossa mente, é possível se concentrar melhor na resolução do problema.
Não negligencie seu sono
Dormir pode parecer uma perda de tempo, mas na verdade é uma das atividades mais importantes para o nosso corpo e mente. Ao dormir menos horas do que o necessário, nos sentimos cansados, desmotivados e não conseguimos nos concentrar. E esta falta de atenção pode gerar mais estresse e ansiedade no nosso dia.
Por isso, é preciso quebrar este ciclo e deixar nosso cérebro descansar. Algumas pessoas precisam de mais horas de sono do que outras, então é necessário conhecer seu corpo e encontrar seu tempo ideal de sono.
Para conseguir uma noite tranquila tente não utilizar o celular próximo da hora de dormir e não faça atividades que requerem muito esforço ou te deixe muito ativo. Faça exercícios de respiração, leia um livro ou tente tomar um banho relaxante próximo da hora de deitar. Isso pode te ajudar a cair no sono com mais facilidade.
Reduza ou evite o consumo de cafeína, nicotina e álcool
A cafeína e a nicotina são substâncias estimulantes, por isso, podem agravar seu nível de estresse. Em grandes quantidades podem te deixar irritado, agitado e causar mais ansiedade durante o dia.
Já o álcool, que pode parecer uma boa alternativa para relaxar, quando ingerido em grandes quantidades pode agir como estimulante. Além disso, pode causar dependência e te deixar mais deprimido. Uma boa alternativa é ingerir bebidas como sucos naturais, chás de ervas ou águas aromatizadas.