O coração é considerado um órgão perfeito pois ele executa um bombeamento de aproximadamente 100 mil contrações por dia e mantém a vitalidade de todos os nossos órgãos e tecidos com a circulação sanguínea. Ele é como um motor e para garantir seu funcionamento é necessário que todas as peças e engrenagens estejam operando perfeitamente, executando suas funções. Quando alguma dessas peças para ou apresenta falhas, o desempenho do coração como todo é afetado, e muitas vezes pode sobrecarregá-lo e prejudicar as funções do corpo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, doenças cardiovasculares são responsáveis pela maior causa de mortes no Brasil. A SBF afirma que são mais de 1100 mortes por dia,ou seja, uma morte a cada um minuto e meio. As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos. Impressionante, não é mesmo?
Por isso, é muito importante se atentar à saúde do coração e, para isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de atividades físicas aliada a uma alimentação balanceada. Além disso é necessário consumir pouco sódio e açúcar, e obter acompanhamento médico e nutricional.
Existem fatores de risco que são determinantes para a ocorrência das doenças cardiovasculares como diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doença da tireoide, colesterol alto e histórico familiar.
O que comer e o que evitar?
Uma alimentação saudável é imprescindível para garantir que seu coração esteja sempre sadio. Confira a seguir a lista do que comer e de quais alimentos fugir:
- Prefira carnes magras como frango ou peixe
- Coma frutas, verduras e legumes
- Evite gorduras e frituras sempre que possível
- Não consuma açúcar em excesso e nem alimentos processados
- Consuma bebidas alcoólicas com moderação
Faça exercícios com regularidade
Para ter um coração saudável não basta praticar alguns exercícios raramente. O nosso órgão pode sentir os benefícios se mantermos uma rotina de atividades físicas. Mas não se preocupe! Não é necessário passar horas e horas na academia para ter um coração sadio, o indicado é praticar 150 minutos de atividades de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana.
E não existe uma prática ideal para a saúde do coração. Escolha o exercício que você mais se identificar e consiga manter uma frequência. Pode ser musculação, corrida, bicicleta, crossfit ou até mesmo caminhar com o cachorro. Toda atividade conta!
Faça exames de rotina
Apesar de parecer tudo bem, muitas doenças cardiovasculares são silenciosas. É necessário procurar um médico se sentir fadiga ou esgotamento, náuseas, desmaios, inchaços nos membros inferiores ou formigamento.
Muitas vezes os sintomas são pouco conhecidos e também podem se confundir com outros problemas de saúde. Então, é importante estar atento ao seu corpo e dar à devida atenção aos sinais que ele envia e procure orientação médica.